Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aulas de educação física melhoram rendimento escolar. Para o corpo e para a mente. 06/05/2011

Pessoal... 

Nós que trabalhamos com o brincar infantil sabemos que o brincar é imprescindível no desenvolvimento do ser humano. Mas, algumas instituições na ânsia mercadológica insistem em negar esse direito da criança e atropelam esse momento da brincadeira mantendo-os numa sala de aula na esperança de um aprendizado mais produtivo e mais rápido. 

Esta é mais uma tentativa de convencimento a todos que cometem essa violência com a criança.
Durante a reunião anual das Sociedades Acadêmicas Pediátricas, que foi realizado em maio de 2011, em Denver, nos Estados Unidos foi apresentado um estudo que trata de atividades criativas e rendimento geral na escola.O estudo reforça as evidências de que as atividades físicas são benéficas não apenas para o corpo, mas também para a mente.Leiam...


Atividades físicas criativas


Kathryn King e Carly Scahill, pediatras do Hospital Infantil da Universidade da Carolina do Norte, testaram um programa de atividades físicas entre crianças do primeiro ao sexto ano, todas apresentando notas abaixo da média.

Antes do programa, as crianças tinham uma única sessão de atividades físicas de 40 minutos, uma vez por semana. As aulas de educação física foram estendidas para toda a semana - 40 minutos por dia, cinco dias por semana.

Mas não se trata apenas de correr, saltar ou fazer polichinelos. O programa envolve atividade de treinamento de movimentos, como traçar formatos no chão com giz ou dar nomes às cores de cada degrau enquanto saltam para baixo ou para cima por uma escada colorida.
Crianças maiores também participaram de exercícios monitorados em aparelhos, como uma esteira que mostrava noções de geografia enquanto a criança corria ou uma parede de alpinismo cujos números vão mudando conforme a criança ascende na escalada.

Mente sã em corpo são

As pesquis adoras compararam as notas dos estudantes em testes padronizados antes e depois do programa de atividades físicas.

Os resultados mostraram que o tempo investido nas atividades físicas e lúdicas tem bom retorno.

O percentual de estudantes que atingiu a nota mínima passou de 55% antes, para 68,5% depois da participação no programa.

.........................................
Fonte do texto em português  diário da saúde
Notícia original no Sciencedaily
Para assistir ao vídeo do Dr. King e Dr. Scahill discutindo a pesquisa: clique aqui
Texto original
http://www.aap.org/advocacy/releases/pas2011/movementsun.pdf

Nenhum comentário: